Lisboa é linda e os portugueses são simpáticos e inteligentes


_HCF9636

Ligar a TV e encontrar piadinhas sobre portugueses no Brasil é uma rotina que estamos habituados a vivenciar. A estupidez (para não dizer “burrice”), a falta de criatividade nos nomes (que se limitam a dona Maria, seu Joaquim ou ainda ao emblemático “seu Manoel”), a caricaturada profissão de dono de padaria, o cômico sotaque imitado de forma carregada e exagerada… são as impressões básicas que temos de Portugal. Fora isso, sabemos que eles ficam na Europa, que eles foram colonizadores do Brasil há um bocado de tempo, que a língua falada em nossa nação é uma herança lusa e que atualmente os coitados estão a passar por uma crise financeira que está acabando com a vida de milhares deles. E isso é tudo!

Cheguei a Portugal no dia 15 de outubro de 2012. Não sou do tipo de pessoa que costuma montar conceitos a partir de estereótipos midiáticos (como um futuro profissional de comunicação, é o mínimo que se espera de mim), mas, ainda assim, me surpreendi com muitas coisas ao aterrissar na terrinha. Primeiro foi o fato de, logo de cara, não encontrar nenhum bigodudo desfilando com a uma barriga monumental e tampando a sua crescente careca com uma boina… rsrsrsrs brincadeirinha… Minha primeira grande surpresa foi a educação dos nossos amiguinhos do lado de cá do oceano.

Os europeus, de um modo geral, têm uma fama de serem grosseiros. Para piorar minha visão quanto a isso, antes de embarcar, fui advertido por uma gama estonteante de amigos sobre o pouco caso, antipatia e estupidez dos “tugas” ao tratar o próximo. Viajei com um medo mortal de ser maltratado e, sabe-se lá, até “reescravizado”.  Mas, pimba! Estava completamente errado… é uma educação tão agradável que você tem a sensação de estar no nordeste brasileiro… to zoando… não é tanto assim, mas eles são muito prestativos e solidários.

Precisava de uma informação para chegar até a “minha residência” e só tinha um velhinho na rua, daí eu pensei “meooo,  tenho duas opções:  ficar perdido aqui ou arriscar levar uma bengalada nas fuças”. Dotado de coragem “marvelica” fui de “opção 2”. Fiz a pergunta com toda educação e cautela que já houve na história… isso somente para confirmar o nome de uma rua. Daí o senhor deu uma respirada, ajeitou a sua arma, digo, a bengala (nessa altura já estava pensando em correr) e me respondeu: “Aaaaaah, é logo ali… me acompanha  que vou mostrar-te”. Nesse momento, minha respiração voltou ao normal e agradeci muito a generosidade do senhor.

Esse é só um exemplo isolado dos inúmeros que tenho para contar e provar que eles não são ignorantes e mal educados. Sempre dou um de “turista desinformado” e me aventuro a andar por ruas desconhecidas… não temo em perguntar… sempre tenho a certeza de uma orientação paciente, objetiva e cordial da parte dos anfitriões (não vou dizer “clara” pois isso torna-se relativo quando você leva em consideração o sotaque local).

Outras muitas coisas me surpreenderam e vou ter tempo de falar com vocês sobre elas em outros posts. Neste, ainda quero destacar algo que realmente me chamou muita atenção: LISBOA É LIIIIIINDAAAAAAAAA! Dificilmente você vai encontrar alguém que tenha Portugal como um daqueles roteiros globais, tipo Paris e Londres. Mas a cidade é fantástica… e eu realmente não esperava muito dela. Me apaixonei… a estrutura turística, as atrações, os transportes, a gastronomia (aaaaaaaaah… os doces, os doces, os doces, os doces….), a simpatia, a cosmopoliticidade… enfim… tudo demonstra uma Lisboa com um extremo potencial turístico e demasiadamente bem preparada para isso. Coloque no seu “top 7”! Você não pode morrer sem conhecer a graciosidade lisboeta. Sem conhecer Portugal, na verdade… lugar de belezas incomparáveis, com uma gente inteligente e do bem e que vai te surpreender. Se pensar bem, esse é o lado bom do estereótipo… a surpresa! Aliás, não engulo até agora o fato de ainda não ter encontrado nenhum “seu Manoel” por aqui. Até a próxima! 🙂

6 comentários em “Lisboa é linda e os portugueses são simpáticos e inteligentes

  1. Thiago, fantástico o texto!!!
    Também estou irremediavelmente apaixonada por este país minúsculo na ponta oeste da Europa….Lisboa é uma cidade maravilhosa!!!

Deixe um comentário

